“Mas eu só bebo fim de semana”, então se dos sete dias da semana você bebe em três, isto equivale a quase metade da dieta semanal, concorda? Conheça os efeitos do álcool no seu organismo e faça suas próprias escolhas.  

Os efeitos no álcool no corpo

Desidratação

Os rins devem filtrar e eliminar altas quantidades de água para que o álcool possa quer quebrado e eliminado e isso pode resultar numa séria desidratação ao corpo. A água tem um papel crucial no processo de construção dos músculos e se o corpo estiver desidratado isso não irá acontecer. Os músculos são compostos de 60-70% de água. Desidratado, ele fica fraco, terá menos energia e sua mente não ficará focada. Resumindo: você não irá funcionar adequadamente.

Perda na síntese de proteínas

Síntese de proteínas é o processo pelo qual os aminoácidos juntam-se para formar uma proteína completa. O álcool lentifica esse processo em 20% e uma vez que seus músculos são formados por proteínas completas… Já viu o problema né?

Aumento de depósitos de gordura

Com 7 calorias vazias por grama, o álcool é bem “engordativo”. E além dele ser calórico, geralmente vem acompanhado por petiscos mais calóricos ainda, em sua maioria frituras, carboidratos e gorduras ruins, então quando você sai para beber e comer petiscos, o prejuízo é enorme.

Redução na absorção de vitaminas e minerais

Consumo frequente de álcool pode causar deficiência das vitaminas A, C, complexo B, minerais, cálcio, zinco e fósforo. Vitaminas e minerais mantêm a organização do funcionamento do seu corpo e se você possui deficiência de algum deles, sua fisiologia será prejudicada.

Desregula a alimentação

Dificilmente uma pessoa sairá para beber e comerá algo saudável… então, a ingestão de álcool leva à ingestão de comidas não-saudáveis. Pense em uma noite no bar com os amigos, tomando muitos drinks. A última coisa que você vai querer é um peito de frango grelhado com brócolis. Você vai querer algo calórico, gorduroso e é aí que mora o perigo. Se isso vira uma rotina em sua vida, seus objetivos nunca serão alcançados.

Claro que é importante ter momentos de relaxar, porém, este tipo de diversão não trará benefício algum no seu desejado processo de mudança de composição corporal. Caso escolha consumir álcool, que seja esporadicamente e em quantidades moderadas, sem os petiscos. Alguns drinks aqui e ali, não trarão problemas, mas todo fim de semana, pode dar adeus aos ganhos musculares e à queima de gordura!

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